Projeto


Chuí a Machu Picchu

Fernando Cesar Mendonça

Márcio Rodrigues Ferreira
  
Santa Vitória do Palmar, agosto de 2011




Índice



       Objetivo

       Meio de transporte

       Roteiro

       Cronograma

       Divulgação e comunicação

      
Objetivo


       O objetivo da presente expedição é, partindo de Chuí/Santa Vitória do Palmar-RS, percorrer a América do Sul, saindo do Brasil por Uruguaiana, atravessar o Pampa del Infierno na Argentina, chegando em Salta-AR como primeira parada. De Salta-AR partiremos rumo à San Pedro do Atacama – CH, atravessando a cordilheira dos Andes através do Passo de Jama uma vez que este é o ponto mais indicado em períodos com possibilidade de neve e tempestades.
       Em San Pedro de Atacama pretendemos explorar os arredores desta região visitando, pelo menos, os Geisers Del Tatio, Valle de la Luna, Valle de la Muerte, Fortaleza Pukara de Quitor e Museu Arqueológico.
       De San Pedro de Atacama - CH, partiremos rumo a Puno – PE, com o objetivo principal de conhecer o Lago Titicaca (o mais elevado e maior lago navegável do mundo). Para atingir esse objetivo atravessaremos o deserto do Atacama, andaremos pela costa do Oceano Pacífico. Passaremos ainda, dentre outras, pelas cidades de Iquique, Moquegua, Arica e, finalmente, Puno (cidade que fica às margens do lago Titicaca e a mais de 4500 m de altitude. Nesta etapa teremos a oportunidade de visitar a cidade fantasma de Humberstone, o Gigante do Atacama (Geoglifo de 80 m de altura) e diversos outros geoglifos de origem Incaica.
       De Puno partiremos para mais uma das etapas e, talvez, a mais importante, rumo a Machu Picchu onde pretendemos visitar pelo menos as ruínas da cidade de Machu Picchu (que este ano comemora um século e meio de sua descoberta e 450 anos de fundação). Nessa região temos como objetivo, também, visitar em Cuzco, o Convento de Santo Domingo, as ruínas de Sacsayhuamán, de Tambomachay, de Puka Pukara e de Q'enqo, dentro outras atrações.
       De Cuzco partiremos, mais uma vez para atravessar a Cordilheira dos Andes, desta vez na região amazônica, com destino a Porto Velho – RO onde deveremos efetuar uma parada para descanço e manutenção preventiva das motos.
       Partindo de Porto Velho, os próximos destinos serão a Chapada dos Guimarães – MT e Bonito – MS.
       Na próxima etapa pretendemos chegar em Foz do Iguaçú – PR e, finalmente partir rumo à Santa Vitória do Palmar e Chuí, chegando ao ponto de partida quando teremos percorrido aproximadamente 12000 km e acumulado uma bela experiência, com certeza.





Meio de Transporte



       Efetuaremos o trajeto planejado utilizando 2 (duas) motocicletas, sendo uma Honda XRE 300 ano 2010 com 8000 Km rodados e uma Yamaha Lander X 2008 com 7000 km rodados, ambas com diversas adaptações, melhoramentos e acessórios a seguir especificados.
Honda XRE 300



Acessórios
-     Bolha aerodinâmica;
-     Controle de aceleração na mão esquerda (Piloto automático);
-     Rastreador via satélite;
-     Pedaleiras adiantadas;
-     Manoplas aquecidas;
-     Baú e alforge;
-     Protetor de cárter;
-     Freio ABS;
-     GPS;
-     Termômetro;
-     Intercomunicador via rádio e bluetooth;
-     Pneus com reforço anti-esvaziamento;
-     Tomada de força 12V.

Yamaha Lander X





Acessórios
-     Bolha aerodinâmica;
-     Controle de aceleração na mão esquerda (Piloto automático);
-     Rastreador via satélite;
-     Pedaleiras adiantadas;
-     Manoplas aquecidas;
-     Baú e alforge;
-     Protetor de cárter;
-     GPS;
-     Termômetro;
-     Suporte para equipamento de captura de imagem;
-     Intercomunicador via rádio e bluetooth;
-     Tomada de força 12V e USB.


Roteiro







Divulgação e comunicação


       A divulgação e comunicação será efetuada em tempo real (on-line) pela internet através do site http://chuimachu.blogspot.com e a correspondência será centralizada no e-mail chuimachu@gmail.com